4 found
Order:
  1.  10
    A ciência que “não pensa” e a provocação da natureza em Heidegger.Antônio José Nascimento - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022012.
    O propósito do presente artigo é examinar o caráter de teoria do real da ciência que, por não dizer respeito propriamente a um pensar em Heidegger, apreende a natureza como coisa externa ao homem, como mera reserva material processável a partir da urdidura do enquadramento matemático que a objetifica a serviço da técnica. Negada em seu valor intrínseco, a natureza que a ciência moderna submete à representação objetivadora é então preparada para o essenciar-se da metafísica no incondicionado da exploração tecnológica. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Economicidade da Técnica e Tecnicidade na Economia Neoclássica: uma Interlocução com Heidegger.Antônio José Nascimento - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo sustenta que é plausível se fazer derivar da analítica da técnica em Heidegger uma economicidade que radica no nexo metafísico-produtivista do caráter ontológico de ‘des-ocultação’ da figura da técnica moderna, a qual, por sua vez, atua tanto na gênese da ciência moderna quanto na constituição mesma da economics como dictum racionalizador do incondicionado da vontade de poder da técnica. Não por acaso, a economics leva a cabo a conversão do homem em demandante compulsivo, em subjectum autodeterminado de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    Humanismo tecnocientífico e metafísica realizada.Antônio José Nascimento - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):129-139.
    A cabal organização técnica do mundo corresponde à era da metafísica consumada –como a viu Heidegger, mas não Habermas– e à instrumentalização do pensamento que automatiza a existência humana, tornando-a inteiramente dependente do cálculo que move a disponibilização de tudo em conformidade com a vontade de poder da “armação”. A tecnificação da vida, com os constrangimentos que derivam da rigidez de sua própria lógica, não se apresenta como mero produto ou desdobramento de necessidades naturais do humano tornado “sujeito” da técnica. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Metafísica e racionalidade tecnocientífica em Marcuse.Antônio José Nascimento - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):58-90.
    Marcuse é um dos pensadores contemporâneos que mais empenho dedicou à tarefa de extrair consequências práticas de seu diagnóstico das sociedades tecnificadas, no sentido de que procurou construir as mediações sociais necessárias para se promover a superação da dominação racional da ordem tecnológica do mundo em que vivemos. Nesse tocante, o presente ensaio assinala seu protagonismo no entendimento do caráter produtivista da tecnociência moderna e de seu funcionamento injuntivo. Mais do que um processo marcado pela dimensão irracional da metafísica, conforme (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark